As empresas de metalomecânica e metalúrgica já estão a recuperar do forte impacto da pandemia, que levou a uma quebra de quase um quarto das exportações. O setor, que exporta cerca de 20 mil milhões de euros e é responsável por um terço das exportações do país, ainda tem, no entanto, cerca de 20% dos trabalhadores em lay-off parcial.

“Neste momento devemos ter uma em cada cinco empresas em lay-off. Temos menos de 20% dos trabalhadores do setor em lay-off parcial, mas são muitos raros os casos de lay-off total”, explica Rafael Campos Pereira, vice-presidente da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), ao ECO.

Nos cinco primeiros meses do ano, as exportações de metalomecânica e da metalúrgica registaram uma quebra de 27,2% em relação ao período homólogo. O vice-presidente da AIMMAP refere que as “exportações caíram de forma substancial” em abril e maio, particularmente nos subsetores mais ligados ao cluster automóvel, mas destaca que “o setor já está assistir a uma recuperação”.