Encontro de Trabalho, que reuniu grupos de referência do setor aeroespacial português.

Este workshop promovido pela Universidade de Évora e AEDCP no âmbito do projeto AERIS, foi dedicado ao debate da cadeia de fornecimento aeronáutica, e espera contribuir para o networking (B2B) nacional e transfronteiriço ao apresentar casos concretos de boas práticas na indústria aeronáutica da euro-região Alentejo/Andaluzia e estimular a transferência de tecnologia entre os stakeholders do setor.

Este encontro entre empresas e centros de tecnologia, seus serviços e produtos, teve como objetivo, por um lado, o estabelecimento de sinergias entre as duas regiões e, por outro, incentivar a criação de empresas de tecnologia inovadoras e sustentáveis, assim como atrair investimentos que permitam criar um verdadeiro Cluster Aeronáutico, comum.

A Kristaltek – Laser e Mecânica de Precisão, representada por Gonçalo Costa, integrou o painel da Mesa Redonda 1 composta por algumas das empresas mais representativas no sector aeronáutico português:

  • Empresas OEM, Tier 1, Tier 2 portuguesas: Embraer, Lauak, OGMA, Altran, Mecachrome
  • Empresas PME portuguesas: EMMAD, Critical Materials, Optilink,  Kristaltek
  • Empresas espanholas: (OEM, Tier 1, Tier 2)
  • Moderação AEDCP

Nesta sessão moderada pela AEDCP, pretendeu-se debater a cadeia de fornecimento aeronáutica e procurar ações e medidas para melhorar a cadeia de fornecimento do setor. Cada orador fez uma breve apresentação (4-7 minutos) do seu papel na atual supply chain, identificando capacidades e necessidades da empresa. De seguida, iniciou-se o debate aberto ao público presente.

De referir que no projeto europeu INTERREG AERIS de cooperação transfronteiriça com Espanha participam a AEDCP, a Universidade de Évora, o PACT, a ADRAL, o CEIIA, a Camara de comércio de Sevilha, a FADA-CATEC.