Projeto do setor metalúrgico e metalomecânico financiado com 700 mil euros
O projeto “TransTec”, do Centro Tecnológico de Apoio à Indústria da Metalomecânica (CATIM), recebeu um financiamento de 700 mil euros. Este projeto, que visa facilitar a transferência de conhecimentos em tecnologia para empresas do setor no Norte, foi financiado no âmbito do Programa Operacional Regional Norte2020 e tem como principal objetivo explorar estratégias de aglomeração, de proximidade e de escala entre o tecido empresarial do Norte de Portugal, através do desenvolvimento de iniciativas de interação, de difusão e de aposta na inovação dos processos e dos produtos.
Assumindo especial enfoque nas empresas do setor metalúrgico e metalomecânico, o projeto permite transferências de conhecimento e de tecnologia nas áreas da Metrologia (ciências da medições) e de ensaios de materiais, mais concretamente na Metalografia (estudo da morfologia e estrutura dos metais). A transferência de conhecimento nestas áreas proporcionará à indústria o reforço da base de conhecimentos científicos e tecnológicos, fomentado a investigação científica e tecnológica de excelência e o reconhecimento internacional das capacidades nacionais, permitindo assim a introdução de melhorias nos produtos e nos processos.
O CATIM atua no sentido de maximizar sinergias que potenciam a criação de conhecimento, a inovação e a progressão nas diversas cadeias de valor, procurando deste modo responder às necessidades do tecido empresarial e promovendo o desenvolvimento contínuo e o aumento da produtividade e competitividade das empresas que recorrem a este centro tecnológico. A metalúrgica e a metalomecânica fazem parte de um grande setor da economia portuguesa, e foi responsável, em 2016, por mais de 14,6 mil milhões de euros em exportações, com um volume de negócios na ordem dos 28 mil milhões de euros, equivalente a 14% do PIB, representando 31% das exportações da indústria transformadora e empregando 200 mil trabalhadores.
Fonte: Dinheiro Vivo